CUSCUZ PAULISTA DE PANELA





1 xícara (de chá) de azeite (aproximadamente)
6 xícaras (de chá) de farinha de milho 
1/2 xícara (de chá) de farinha de mandioca crua
1 cebola grande em cubinhos miúdos
2 dente de alho bem picadinhos
1 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadinhas
1 1/2 xícara (de chá) de molho pronto de tomate
3 xícaras (de chá) de água ou caldo de galinha ou de camarão
1 lata de ervilha
1 vidro grande de palmito picadinho 
250 gr de camarão pequeno limpo, ou de frango cozido em lascas
1/2 xícara (de chá) de azeitonas verdes em lascas
- molho de pimenta-vermelha, sal e pimenta-do-reino
- óleo para untar as formas

MODO DE PREPARAR

1. Aqueça bem o azeite numa panelinha. Enquanto isso, coloque as farinhas de milho e de mandioca e 1 colher (sopa) de sal numa tigela grande, misture bem e esfarele com a ponta dos dedos até conseguir um pó fino.

2. Faça uma cavidade no centro da mistura de farinhas e nela coloque metade da cebola, do alho, da salsinha e da cebolinha.

3. Quando o azeite estiver quase fervendo, retire do fogo, despeje sobre os temperos e misture até deixar toda a farinha bem umedecida, reserve.

4. Regue o fundo de uma panela grande com um fio de azeite e nele doure a cebola restante, então junte o alho, espere perfumar e adicione o camarão (ou o frango).

5. Misture bem, espere o camarão mudar de cor, junte o palmito, a ervilha, o molho de tomates, a água ou o caldo e acerte o sal.

6. Assim que ferver, acrescente a farinha e, sempre mexendo, mantenha no fogo até engrossar, soltar da panela e sentir que a farinha se incorporou totalmente ao molho.

7. Para montar o cuscuz, unte com óleo o fundo e as laterais de uma fôrma grande para pudim ou 36 forminhas para bombocado, decore com cubinhos de pimentão (ou com o que quiser).

8. Preencha a cavidade com a massa do cuscuz, pressionando delicadamente com as mãos para firmar, sem desmanchar a decoração e sem socar demais.

9. Para desenformar, solte a borda com ajuda de uma faca e dê umas batidinhas na fôrma. Sirva quente ou frio (se for o caso, aqueça rapidamente no forno para não ressecar ou em banho-maria). 

Opções para Decorar 
Tomate, ovo cozido, azeitona em lascas, cubinhos de pimentão, banana, sardinha em conserva, folhas de salsinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PANELINHA DE COCO

MIGA ESPANHOLA DA LILIANA

BOLO DA VIDA