Blogger Layouts

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PEIXE AO MOLHO DE FRAMBOESAS


  • Para uma ceia leve, esse peixe ao molho de framboesas do chef Guga Rocha é uma opção excelente. E o purê de castanhas portuguesas dão o tom do Natal.
    Peixe ao molho de framboesas
    Para o peixe:
    Robalo (ou peixe branco de lombo alto), 200 g Sal, a gosto Pimenta-do-reino, a gosto Alho picado, cerca de 20 g (acerte o sabor a gosto) Farinha de trigo, 10 g Azeite, 20 ml Manteiga, 50 g Licor de amêndoas, 50 ml Amêndoas laminadas, 20 g Salsinha picada, 10 g Para o purê de castanhas portuguesas: Batata inglesa, 200 g Água, q/n Sal, q/n Castanhas portuguesas em conserva, 100 g Creme de leite fresco, 50 ml Pimenta-do-reino branca, a gosto Manteiga, 20 g Para o molho de framboesa: Manteiga, 50 g Óleo ou azeite, 1 colher Cebola picadinha, 10 g Pimenta dedo-de-moça (sem sementes), q/n Framboesas, 50 g Sal, a gosto Pimenta-do-reino, a gosto
    MODO DE PREPARAR

1. Deixe um dos lados do peixe com a pele, para dar crocância. 

2. Tempere os dois lados com sal, pimenta-do-reino e alho, dando leves batidinhas para que os temperos grudem nos filés. 

3. Em seguida, passe-os na farinha de trigo (a parte com pele não precisa).

4. Em uma frigideira já quente, coloque o azeite e a manteiga e, depois, sele o peixe, primeiro com o lado da pele para baixo e virando-o depois.

5. Flambe, então, com o licor e salpique as amêndoas e a salsinha no final.

Purê de castanhas portuguesas:

6. Primeiramente, cozinhe a batata em água salgada. A proporção é de 1 colher de sopa de sal para cada litro de água.

7. Em seguida, passe-as em um mixer, junto com as castanhas e o creme de leite. Acerte o sal e a pimenta e finalize com a manteiga.

Molho de framboesa
8. Em uma panela pequena, aqueça a manteiga com uma colher de óleo ou azeite (isso faz com que a manteiga não queime). 
9. Em seguida, sue a cebola e a pimenta dedo-de-moça. Se você não gosta da ardência da pimenta não se preocupe, pois ela perde um pouco dessa característica no processo de fritura.
10. Depois que a cebola estiver úmida, adicione as framboesas e deixe cozinhar. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Apresentação
11. Sirva o purê no prato e distribua o peixe bem dourado por cima. Coloque o molho de framboesas e decore com as flores comestíveis e a salsinha picada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário