Blogger Layouts

terça-feira, 26 de julho de 2011

COZINHA DE AVÓ


Hoje, 26 de julho, é comemorado o DIA DOS AVÓS e, fiquei pensando alguma coisa para postar aqui, um recanto de receitas, mas também o recanto, a cozinha de uma avó: eu.

Quando penso na cozinha de minha avó italiana, a nonna Irma, sinto cheiro do molho de macarronada que ela fazia como ninguém. E não era um molho qualquer, desses que se abre uma lata, adiciona um tablete de caldo - era um molho que começava a ser feito logo de manhã e levava carne, cebola, alho e muuuuuuuito tomate, daqueles bem madurinhos, adocicados. E, nada de panela de pressão... era feito numa grande caçarola, fogo baixo e a nonna ia mexendo, mexendo para que ele não grudasse no fundo. A carne ficava molinha, maravilhosa.

Na hora do almoço lá vinha ela com sua macarronada servida com muito queijo parmesão - ralado na hora , é claro, Seus olhinhos azuis brilhavam mostrando alegria em servir a sua família.

E a cozinha da outra vovó, a Francisca, a Chica tinha cheiro mineiro. Cheiro de farofa, carne assada com batata corada, couve, torresmo...

De lá vinha o doce de laranja, o bolo de fubá, o romeu e julieta, mas principalmente a leveza com que ela transitava pela cozinha fazendo suas comidas.

Quando ela servia sempre dizia: "vocês nunca comeram uma comida tão boa..." E, com um lindo sorriso se sentava ao nosso lado e a gente... comia uma comida boa.

Pois é, cozinha de avó deixa essas lembranças... da nonna Irma, da vovó Chica tenho os aromas na memória e, como sou uma avó também, dizem que o cheiro de minha cozinha é cheiro de bolo. É que por aqui, na minha cozinha, sempre tem um bolo gostoso e, se não tiver... as netas já reclamam dizendo: "não tem bolo nesta casa?"

Então, lá vou eu, a Vovó Mima bater um bem gostoso, afinal, elas vão ter que sentir saudade do cheiro da minha cozinha...

É isso... foi uma delícia me lembrar disso tudo. Feliz Dia, Vovós e Vovôs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário